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segunda-feira, 10 de maio de 2021
AULA DE 10 DE MAIO - EXPRESSOES ALGEBRICAS
Na aula de hoje o assunto que iremos tratar se encontra na nossa apostila de número 2
Entao todas as atividades que fizermos de hoje em diante você deve colocar em folha separada das atividades anteriores para facilitar a sua compreensao quando precisar dessas atividades
Assunto: Expressão algébrica
Mapa mental da aula de expressões algébricas
Para compreender o assunto assista aos vídeos que vossa professora fez para vocês ↓
No vídeo em certo momento da matéria nós trabalhamos o assunto grau de um monômio
O grau de um monômio é encontrado fazendo se a soma dos valores dos expoentes de cada letra que forma este monômio
Lembre-se expoente é o número pequenininho que fica em cima da letra
Também falamos em certa parte do vídeo na classificação dos polinômios
Para encontrar a quantidade de termos de um polinômio lembre-se que um termo é separado do outro pelos sinais de mais ou de menos
Certos exercicios nos pedem que escrevamos a expressao algebrica correspondentes, entao para compreender esses exercicos observem os dois exemplos
A) A diferença entre o triplo de um número e seus três quartos
📌Estudo do problema
Diferença é menos
Triplo é três vezes
Três quartos é multiplicar por 3 e dividir por 4
🚩 Resolução
3x - 3x/4
B) A diferença entre o dobro de um número e 3
📌 estudo
Diferença = menos
Dobro = duas vezes
Um número que não sei quem = X
🚩 Resolução
2x - 3
Observe a tabela abaixo que também te orienta nestes tipos de exercícios
Também será preciso recordar o assunto que trabalhamos na aula anterior: valor numérico
Então reassista os vídeos de semana passada
Daqui para frente iremos realizar as atividades
1 Utilizando apenas símbolos matemáticos, escreva as seguintes expressões:
a) A soma de três com o quádruplo de um número:_____________
b) A diferença entre o triplo e o quádruplo de um número:__________
c) A soma de dois números consecutivos:_______________
d) O perímetro de um quadrado, cuja medida do lado é x: __________
e) O produto de um número inteiro pelo oposto de cinco é igual a menos nove: _____
2-Encontre as expressões algébricas que correspondem ao perímetro das figuras:
3-Identifique, entre as expressões abaixo, quais são monômios
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